Casa-Museu Fundação Dona Maria Emília Vasconcelos Cabral

Em Junho de 1977, por sugestão do Dr. António Simões Saraiva, Francisco Manuel Cabral Metello cria em memória de sua mãe, a Fundação Dona Maria Emília Vasconcelos Cabral.

O Fidalgo, nomeia como seu testamenteiro, o amigo Sr. Manuel Rodrigues Lagos.

Do testamento faz parte a proposta dos estatutos, que veio a ser aprovada pelo Ministério da Cultura em 20 de Maio 1980, bem como o património da Fundação, que inclui a antiga Casa de Baixo, solar dos finais do séc. XVIII, princípio o séc. XIX, pertença da família. Esta magnífica casa solarenga, tem janelas em cantaria trabalhada, de corte curto e pequeno avental. A entrada principal do Solar tem o Brasão da família.

A Casa de Baixo, hoje Casa-Museu, onde se encontra todo o espolio da família, possui também capela particular e um jardim aprazível.

Alguns elementos sobre a História da Família

Em 1880, Francisco Cabral Metello, natural de Celorico da Beira e licenciado em Direito, veio para Oliveira do Hospital, desempenhar as funções correspondentes ao atual Presidente de Câmara. À data conhece a sua futura esposa, Dona Maria Emília Vasconcelos Cabral.

Da união nascem os filhos, Maria Luísa (1882) e Francisco Manuel (1893). A Família vive no Solar entre 1880 a 1895, altura em que decidem ir viver para Lisboa.

Em Lisboa, Francisco Cabral Metello é nomeado, pelo Rei D. Carlos, Ministro e Conselheiro, tendo feito parte das Cortes e, posteriormente foi designado Governador Civil de Lisboa. Aí acabam por viver até à implantação da República em 1910.

Posteriormente, a família regressa a Oliveira do Hospital, onde vivem até 1929, data do falecimento do Senhor Conselheiro Cabral Metello.

Após o falecimento do marido, Dona Maria Emília e os filhos regressam a Lisboa, onde passam a viver entre o Monte do Estoril e Lisboa, deslocando-se a Oliveira do Hospital apenas para passar férias.

A filha, Maria Luísa que foi casada com Domingos Pinto Barreiros, da famosa ganadaria Pinto Barreiros, faleceu de doença prolongada, em 4 de Julho de 1944, não tendo deixado descendentes. Deixou em testamento, 50% dos seus bens à sua mãe e, a parte restante a várias instituições de beneficência.

Mais tarde e, devido a problemas de saúde, de Dona Maria Emília, Francisco Manuel e sua mãe deixam de vir  com a mesma frequência a Oliveira do Hospital.

A casa e a quinta, hoje Casa-Museu, ficou ao cuidado de uma empregada Sra. D. Natividade e do feitor Sr. Firmino Madeira, até ao início de funções do Conselho de Administração da Fundação.

O fidalgo, Francisco Manuel Cabral Metello escreveu dois livros, Sachá e Entrevistas. Dada a sua proximidade ao mundo das artes e ao seu relacionamento de amizade com os escritores Fernando Pessoa, Aquilino Ribeiro e, com a atriz Amélia Rey Colaço, valeram-lhe à época, uma belíssima critica, por parte de Fernando Pessoa ao livro Sahá e, de Aquilino Ribeira ao livro Entrevistas, publicada no Diário de Lisboa. Podemos consultar a troca de correspondência entre o Fidalgo, Fernando Pessoa, Aquilino Ribeiro e Amélia Rey Colaço, no expositor na entrada da Casa-Museu.

O fidalgo, Francisco  Manuel Cabral Metello faleceu no dia 30 de Setembro e 1979.

Horário de Visitas

Verão Manhã: 9:30h - 10:30h / 10:45h - 11:45h / 12:00h - 13:00h Tarde: 15:00h - 16:00h / 16:15h - 17:15h / 17:30h - 18:30hInverno Manhã: 9:30h - 10:30h / 10:45h - 11:45h / 12:00h - 13:00h Tarde: 15:00h - 16:00h / 16:15h - 17:15hEncerra às segundas e terças. Duração da visita: 1 hora.